Segundo a Folha de São Paulo, que divulgou uma reportagem no dia 17 de Junho de 2017, o desemprego chega a 13,7% e já atinge 14 milhões de pessoas no Brasil, e se manter motivado nesse cenário parece uma missão quase impossível para alguns profissionais. O mercado está cheio de gente qualificada e também de gente que já está buscando seu lugar ao sol há dois, cinco 10 meses e as vezes até mais de um ano, se candidatando e julgando fazer tudo o que está a seu alcance para obter sucesso.

Mas como se manter motivado dentro de um quadro onde muitos profissionais qualificados estão na mesma situação que a sua? Como levar a diante uma busca que pode já durar meses e não se sentir derrotado pela sensação de fracasso?

Na minha opinião, não há fórmula pronta para responder essas e outras questões que martelam na consciência de qualquer um nesta situação, mas, para atingir o sucesso em qualquer área de nossas vidas, o corpo e a mente precisam ser alimentados com positividade e com uma boa dose de atividade física e mental.

“A motivação que você procura está mais próxima do que você imagina, é só começar a se movimentar e mostrar quem você é!”

Existem coisas que só você pode fazer por você mesmo!

Algumas atividades devem fazer parte do seu dia-a-dia para que você se sinta motivado. Pela manhã, se vista como se tivesse indo trabalhar, tome um bom café da manhã, estipule uma agenda/roteiro e se imponha alguns horários. Afinal de contas você está trabalhando para conseguir um novo emprego, isso colabora com a produtividade da sua busca. Não existe muita sorte nesse processo, existe trabalho duro e persistente.

Outra técnica que pode levá-lo ao sucesso, é manter-se ativo nas redes sociais compartilhando postagens pertinentes ao seu objetivo profissional. Mesmo que você não produza conteúdo, compartilhe conteúdo produzido por pessoas que são autoridades naquele assunto. Além de se manter ocupado e aumentar suas chances de ser notado, você também está se atualizando. Não se esqueça que sua imagem nas redes é seu cartão de visitas virtual. Dessa maneira você termina o dia com a sensação de missão cumprida.

Fazer exercício físico é outra dica importante, ajuda a manter o corpo em movimento e a mente saudável, colabora com um sono melhor e também mantém a ansiedade sob controle. Se você não vai a academia por não poder pagar uma no momento ou por qualquer outro motivo, tem muito aplicativo gratuito que você pode baixar e começar a se mexer hoje mesmo, sem contar as inúmeras aulas encontradas na internet. Só não pode exagerar na dose, respeite seus limites.

Participar de eventos, seminários, cursos e workshops, em instituições da indústria, comércio ou áreas correlacionadas a sua, mantém o network funcionando. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Existem vários eventos e cursos gratuitos, é só por a mão na massa, procurar e se inscrever. Faça alguns cartões de visita com seu objetivo profissional e contatos pessoais para entregar, use sua criatividade para vender a si mesmo e se destacar dentre os demais. Se você é tímido ou não sabe como abordar pessoas para iniciar uma conversa, uma dica para se soltar é durante o “coffee break” e dos eventos, ao redor da mesa dos quitutes, pois é um ótimo lugar para puxar assunto. Outra dica para se tornar “visível”, é fazer algum comentário ou pergunta durante o evento em questão, claro que pertinentes ao assunto e dentro do momento oportuno para isso.

E por último, mas não menos importante, manter uma vida social ativa ajuda a relaxar e evita que seu estresse te leve a um colapso. Como geralmente a situação financeira está comprometida nesse período, busque por opções gratuitas, como visita aos amigos e familiares, museus, mostras de arte, eventos sazonais, etc.

Sorte, que sorte?

Uma das piores coisas a se fazer neste momento é contar com a sorte. Acredito que você pode estra no lugar certo, na hora certa e com as qualidades certas para agarrar a oportunidade com as duas mãos. Mas amigo, acredite, não existe almoço de graça. Se alguém lhe indicou para uma vaga, fique certo de que você mereceu.

Outro assunto que deve ser abordado é o desespero. Aquele que te faz solicitar o compartilhamento do seu currículo e lançar apelos solicitando ajuda às pessoas. De nada adianta postar aquele apelo desesperado nas redes do tipo “Por favor me ajudem, estou desempregado há meses e tenho 5 filhos pra alimentas e faculdade pra pagar. por favor compartilhem meu perfil”. Isso além de não colar, demonstra fraqueza e, sinceramente, você contrataria alguém que num momento desafiador se desespera ao invés de buscar uma solução? Acho que não. Então use seu desespero para lhe motivar e lhe dar forças para lutar. Claro que falar parece fácil, mas fique certo que já passei por isso.

Se uma estratégia não deu certo, use outra, e vá ajustando as velas do seu barco de acordo com as oportunidades.

Sempre existe luz no fim do túnel!

Além disso tudo já comentado acima, existe ainda uma outra solução que não deve ser ignorada. Eu acredito que todo mundo sabe algo que possa ensinar ou, pode fazer qualquer coisa pra vender. Você pode ser expert em algum assunto que outros precisam de mais conhecimento, invista nisso. Você pode fazer um bolo maravilhoso que todo mundo elogia quando come, porque vender algumas unidades?

Aplicando o que descrevi logo acima, conheci muita gente bacana e gente que me ajudou de verdade. Durante a pior fase que atravessei, tive bastante tempo de fazer uma “meditação” de autoconhecimento, buscando o que eu poderia fazer para não ficar sem dinheiro e não ficar tão a mercê da situação de desempregada. Foi quando decidi dar aulas particulares de Inglês, pois sou fluente desde 2008, quando morei na irlanda e conto nesse artigo como aprendi a língua. Não foi da noite pro dia que descobri que poderia aplicar meus conhecimentos e ensinar alguém, mas desde quando tracei um norte, não faltou gente pra ajudar e ânimo pra seguir em frente. Até professora particular de didática de graça arrumei! Hoje a Speak as you go! Curso de Inglês é a menina dos meus olhos! Sigo trabalhando muito para que esse projeto cresça e se desenvolva, florindo ainda mais a minha vida!

O autor da sua história é você! Se apegue a sua fé e mãos a obra!!

Artigo publicado originalmente no blog Ariça Vargas

Ariça Vargas

Categorias: Post Livre

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder