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Destravando os verbos do seu inglês

– Aprenda a conjugá-los agora –

 

Não só de verbos vive a língua inglesa,
mas convenhamos que eles são tão importantes que deixam a gente “zureta” quando
precisamos usá-los, não é mesmo? Se vale um incentivo, tem uma maneira de você
aprender sobre eles bem fácil e depois que você entender a lógica do processo
você NUNCA MAIS ERRA.

 

O que geralmente causa essa confusão ainda é a tradução e a
formulação das sentenças usando o nosso português como base gramatical.

 

O pulo do gato é compreender o processo
estrutural que a língua inglesa oferece e quais sãos as principais diferenças
entre inglês e português, não esquecendo que é
a cultura da língua inglesa que te
levará a fluência no inglês
associada as
características estruturais da língua
inglesa que você precisa saber
.

 

São várias as diferenças que existem
entre o português – principalmente o brasileiro – e o inglês, acompanhe:

  •  Existem 4 “tipos” de verbos na língua inglesa: verbos
    regulares e irregulares (conjugáveis), verbos auxiliares (não conjugáveis) e
    verbos auxiliares modais (não conjugáveis).
  • Os verbos conjugáveis na língua inglesa só possuem 5
    conjugações diferentes: infinitivo (to eat – comer), present participle (eating
    – comendo), past participle (eaten – comido), presente simple (eat – come) e
    past simple (ate – comeu).

  • Não são os verbos conjugáveis que ditam o tempo verbal ou a
    intenção da sentença.

  • São os verbos auxiliares que ditam o tempo verbal, a
    intenção da informação e conjugam o verbo de ação das sentenças (usando uma das
    5 conjugações disponíveis)

 

  • Verbos auxiliares são usados de forma diferente em inglês –
    não mudam sua forma nem de escrita ou de pronúncia – já no português são
    conjugáveis.
  • Verbos auxiliares são obrigatórios na língua inglesa e não
    no português.

 

Para além das diferenças estruturais, ainda
existem diferenças sobre a intenção da informação, ou seja, se a intenção da
sua informação será contínua ou não. Ignorar essa diferença poderá comprometer
a conjugação e a informação poderá ser distorcida, impedindo que a comunicação
aconteça de forma fluida.

 

Como já mencionado acima, temos 4 tipos
de verbos que são importantes na língua inglesa que aqui serão divididos em 2
grupos: os verbos regulares e irregulares, que chamamos de verbos principais e
os verbos auxiliares regulares e modais, que chamamos somente de verbos auxiliares.

 

Verbos principais:

 

Os verbos principais são os verbos que
são flexíveis, ou seja, se modificam de alguma maneira e isso é chamado de
conjugação verbal. São colocados, na maioria das vezes logo após os verbos
auxiliares e têm somente cinco conjugações que serão aplicadas de acordo com a
regra do verbo auxiliar daquela sentença. Cada verbo principal tem seu verbo
auxiliar específico e por isso ele é responsável somente por indicar a ação da
informação e mais nada.

 

Os verbos regulares são os que quando
conjugados levam somente um sufixo ao final da palavra. Esse sufixo pode ser o
ING ou o ED. Já os verbos irregulares podem mudar não só grafia como pronúncia e
não tem jeito; a gente precisa usá-los até cansar para se recordar deles quando
necessário.

As conjugações são:

 

                   
Infinitivo – O verbo recebe TO na frente: to eat (comer), to
walk (andar), to smile (sorrir).

 

                   
Present Participle – O verbo perde o TO e ganha o ING:
eating (comendo), walking (andando), smiling (sorrindo).

 

                   
Past Participle – O verbo perde o TO e obedece à conjugação
verbal regular ou irregular da tabela: eaten (comido), walked (caminhado),
smiled (sorrido).

 

                   
Presente simples – O verbo perde o TO e obedece à conjugação
verbal regular ou irregular da tabela abaixo: eat (come), walk (anda), smile
(sorri).

 

                   
Passado simples – O verbo perde o TO e obedece à conjugação
verbal regular ou irregular da tabela: ate (comeu), walked (andou), smiled
(sorriu).

 

Entre os verbos regulares e irregulares
temos ainda uma classificação de verbos que são chamados de verbos estáticos. São
verbos que não podem ser conjugados de forma contínua pois não possuem
movimento ou expressam mudanças muito lentas ao longo do tempo, portanto não
podemos usá-los com o verbo auxiliar TO BE, por exemplo. Eles fazer parte de 4
grupos que indicam ou representam os sentidos, atividade mental, posse, opinião
ou desejo.

 

Vale ressaltar que alguns estáticos
também são verbos dinâmicos (onde a ação muda rapidamente), mas quando
aplicados mudam o sentido ou ganham novas características. Eles estão
destacados em azul na tabela de verbos regulares e irregulares.

 

Baixe sua tabela de verbos aqui!

 

Verbos Auxiliares

 

Os verbos auxiliares são os
responsáveis pela conjugação verbal (presente, passado, futuro…), por indicar
a intenção/essência da ação da frase (se contínua ou estática) e também pela
conjugação dos verbos principais e são o coração de cada uma das sentenças
compostas durante um diálogo e, por essas razões, são obrigatórios na
informação.

 

 A grande maioria dos verbos auxiliares estão
explícitos e alguns têm significado dentro da informação e mesmo que você não
esteja “vendo/ouvindo” o verbo auxiliar na sentença, certamente ele está lá,
implícito, fazendo seu papel de agente modificador. São eles:

 

TO BE

                   
Função: construir
sentenças contínuas.

                   
Essência: contínua.

                   
Tipo de voz: ativa e
passiva

                   
Tempo verbal: presente (am, is, are),
passado (was, were) e futuro (am, is, are + termo future ou Going to).

                   
Verbos principais aplicáveis: Present
Participle e Past Participle.

                   
Estrutura em voz ativa: sujeito +
verbo TO BE + (negativo) + ou verbo principal conjugado no presente participle
ou adjetivos ou substantivos precedidos dos artigos + complemento de sentença.

                   
Estrutura em voz passiva: objeto +
verbo TO BE + (negativo) + ou verbo principal conjugado no past participle +
complemento de sentença.

 

DO/DOES e DID

                   
Função: construir sentenças de verdade absoluta, com ações sem movimento na linha
do tempo.

                   
Essência: estática

                   
Tipo de voz: ativa

                   
Tempo verbal: presente (do, does) e passado (did).

                   
Verbos principais
aplicáveis:
Simple Present e Simple Past.

                   
Estrutura: Sujeito + verbo DO/DOES/DID (sentenças afirmativas enfatizadas, ou
negativas ou interrogativas) ou verbo principal conjugado direto e auxiliar
implícito + complemento de sentença.

 

HAVE

                   
Função: Trazer duas
informações complementares dentro de uma mesma linha do tempo; essas
informações tem sempre o mesmo tempo verbal e essência.

                   
Essência: estática e
contínua

                   
Tipo de voz: ativa e
passiva

                   
Tempo verbal: present perfect e presente perfect continuous
(have), past perfect e past perfect continuous (had) e future perfect e future
perfect continuous (will have).

                   
Verbos principais aplicáveis: Present
participle e Past participle.

                   
Estrutura em voz ativa: sujeito +
verbo have/had/will have + (negativo) + (been) + verbo principal conjugado Past
or Present participle + complemento da primeira sentença + segunda informação
adicional ou complementar a primeira (continua (to be) ou verdade absoluta (do,
does, did).

                   
Estrutura em voz passiva: objeto +
verbo have/had/will have + (negativo) + been + verbo principal conjugado Past
participle + complemento da primeira sentença + segunda informação adicional ou
complementar a primeira (continua (to be) ou verdade absoluta (do, does, did).

 

Modais

                   
Função: conjugate
the main verb with the Modal’s attributes.

                   
Essência: verdade absoluta e contínua além da função que cada modal indica.

– Can: habilidade, permissão, capacidade, possibilidade.

– Could: habilidade, permissão, possibilidade – passado de Can

– Might: possibilidade e passado de May quando usado em sentenças com
passado perfeito ou passado perfeito contínuo.

– May: solicitação, possibilidade, permissão

– Must: proibição, dedução, obrigação

– Would: pedido, desejo 

– Should: conselho, recomendação, sugestão

– Will: ações futuras, desejo

– Shall: convite, sugestão, ações futuras.

                   
Tipo de voz: ativa e passiva

                   
Tempo verbal: presente, passado e futuro.

                   
Verbos principais
aplicáveis:
Present Simple e Presente Participle.

                   
Estrutura em voz ativa: Sujeito + modal + (negativo) + verbo principal conjugado Present Simple +
complemento da sentença.

                   
Estrutura em voz passiva: objeto + modal + (negativo) + be + verbo principal conjugado Present
participle + complemento da sentença.

 

Nesse artigo
da
série inglês sem rodeio – Verbos
auxiliares: os principais pilares da língua inglesa
tem mais um
bocado de coisas sobre os verbos auxiliares – vale a leitura!!

 

Para finalizar esse aulão que era pra
ser um artigo curto, quero ressaltar que as informações na língua inglesa não
dependem só de estrutura e que fundamentar seus estudos somente nisso não te
trará o ensinamento necessário para que você fale inglês. Aposte em estudar
também sobre a cultura/essência da língua, pois estrutura e essência correm
juntas para o mesmo lado e de mãos dadas! Não deixe de ler os artigos citados
no artigo, eles vão te ajudar a entender esse e outros assuntos de língua
inglesa que talvez você nunca tenha ouvido sobre!

 

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Fontes de referência, pesquisa e
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uma vez por todas? 😀

 

Sobre a autora

Ariça Vargas é professora de inglês por
vocação desde 2016. Escreve conteúdo sobre a língua inglesa, empreendedora e
fundadora da 
Say Go English School e dona
do blog 
A bolha de Ariça. Morou três anos e meio em Dublin, na
Irlanda. Hoje é mãe feliz e realizada do Björn e da Brida e mora numa pequena
cidade litorânea de Santa Catarina aproveitando os momentos livres para ver os
filhos crescerem.

 

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